CORTINAS, VOCÊ SABE USAR?

Olá pessoal, tudo bem?

Comprou, usou.. é assim que você vê o uso das cortinas? Se você pensa deste modo é sinal que esqueceu de avaliar o tecido, altura ideal da cortina e suas medidas, essa compra pode ser muito  mais complicada do que imaginamos.  Vamos embarcar juntos nessa missão.

Você sabe comprar cortinas?
Fonte: Westwing Home & Living

TECIDO:

Antes de escolher uma determinada cortina é necessário avaliar a quantidade de luz natural que seu ambiente recebe, isso irá ajudar no seu conforto, você prefere uma casa mais escurinha ou clara? Isso serve de guia para a escolha do tecido, sendo ele mais transparente ou espesso.

Pense também na lavagem, muitas pessoas não podem estar arcando a limpeza mensalmente em uma loja especializada,logo precisam de algo com maior praticidade, neste caso opte por  tecidos sintéticos pois ele não encolhem

decoração com cortina com viscose
Fonte: Elo7

 

ESTAMPA:

Os modelos lisos são mais fáceis de combinar no ambiente já que não há muita informação, o uso as cortinas de cores e estampas (geométricos | floridos | listrados ) é livre, porém, fique sempre atento a harmonia do ambiente, para que não fique “demais” e acabe impactando em excesso no local, algumas cores ou estampas podem desbotar com o tempo devido a exposição à luz do sol.

cortinas estampadas na decoração
Fonte: Pinterest

COMPRIMENTO:

Quanto ao comprimento o ideal é que a cortina apenas toque o chão. A bainha extra de uma cortina é chamada de arraste e deve ser no máximo 4 cm, um arraste demais pode interferir na circulação e acumula poeira.

Caso você tenha um móvel que não possibilite a cortina “tocar” o chão, opte pelo painel reto do tipo rolô,  ele possibilita um visual mais elegante.

Caso sua cortina não toque o chão, opte pela cortina rolô
Fonte: Pinterest

 *  Caso sua janela seja baixa você não deve instalar o trilho ou varão logo acima, pois dará a impressão de achatamento do pé direito (TETO ATÉ O PISO) 

* Em caso de teto direito alto, opte por colocar a corte no meio  (TETO E A PARTE SUPERIOR DA JANELA) os varões são mais fáceis de regular a altura. 

* Para dar a ilusão de amplitude, um dica é colocar a cortina bem no alto.  Hoje em dia existem modelos de trilhos para fixação direta no teto, quando é utilizado este modo.   opta-se por criar um rebaixamento de teto, visando a estética do ambiente.

 

Sugeridos: TAPETES – DIY | A CASA DO BBB17 | DECOR